sábado, 10 de outubro de 2009

Para lembrar Demetrio Stratos

Janete El Haouli é única brasileira a participar das homenagens
 
O performer, pesquisador da voz e compositor Demetrio Stratos receberá uma série de homenagens na Itália durante o mês de outubro em referência aos trinta anos de sua morte. O Brasil será representado durante os eventos pela pesquisadora e artista sonora, Janete El Haouli, que também é diretora da Casa de Cultura UEL e professora do Departamento de Música e Teatro da Universidade Estadual de Londrina. Ela é a autora do único livro que resgata a obra do compositor que nasceu no Egito, em 1945, e viveu parte de sua vida na Grécia e na Itália,onde faleceu em 1979. 

Nos dias 16 e 17 de outubro, a convite da Associazione Culturale Metrodora, ela participa em Genova, do evento “Suonare la voce - Tributo a Demetrio Stratos”, que será realizado no ‘Teatro della Tosse. Ao lado de nomes como Francesco Avanzini - otorrinolaringologista italiano especializado em voz e médico da Orchestra Filarmonica “Arturo Toscanini” de Parma; Andrea Laino, compositor e pesquisador italiano; Mauro Cossu, compositor e performer e da cantora Fátima Miranda, que se apresentou no Filo deste ano, a pesquisadora londrinense irá falar sobre as contribuições de Demetrio Stratos para a música contemporânea, especialmente para a arte vocal experimental. 

Em seguida, ela participa do VI Congresso Internacional de Foniatria e Logopedia_A VOZ ARTISTICA, que será realizado no Teatro Alighieri, em Ravena, entre os dias 22 e 25 de outubro. No sábado, 24, `as 11h, ela participa de um tributo a Stratos que irá reunir entre outros artistas, nomes como o ator Matteo Belli, ex integrante do Grupo Area Ares Tavolazzi e de Daniela Stratos, viúva do compositor.

No dia 26 de outubro, ela faz a apresentação e lançamento da 6ª edição italiana do seu livro Demetrio Stratos - em busca da voz-música, na Libreria Feltrinelli, situada na  Via Zamboni, no centro de Bologna. O evento irá contar com a presença de Daniela Stratos e do poeta e performer, Enzo Minarelli, que também esteve recentemente em Londrina para apresentação de espetáculo e workshop sobre Poesia Sonora no FILO.

O livro, publicado em 1999, pela Auditorium Edizione, de Milão, é resultado da pesquisa de mestrado de Janete realizada na USP em 1993. A 6ª edição do livro foi publicada em abril deste ano dentro das atividades culturais em homenagem a Demetrio Stratos. A edição brasileira do livro saiu em 2003. Três anos depois, foi traduzido para o espanhol sendo editado no México, pela CONACULTA (Conselho Nacional para a Cultura e as Artes) e Radio Educación. 

Nenhum comentário: