Publicado originalmente no blog Rubra Cartoneira Editorial
NASCE RUBRA CARTONEIRA EDITORIAL
MANIFESTO RUBRO POÉTICO CARTONEIRO
- Somos um grupo de pessoas que possui um amor imenso pela literatura e quer contribuir como difusor desta manifestação artística de forma ativa e incisiva. Para isso, fundamos o fenômeno cartonerismo no estado do Paraná.
- Somos conciliadores de mundos em torno da edição de livros: aliamos literatura, artes plásticas e consciência ecológica, utilizando da autonomia para a implementação da proposta editorial de descentralização do comércio do livro e valorização de todos os artistas implicados no projeto, objetivando a democratização do livro, a leitura, a criação literária e artística originais.
- Vimos das margens, assim como os precursores cartoneiros (o fenômeno chamando cartonerismo, advindo da iniciativa de algumas editoras utilizarem papelão para a confecção das capas de livros. Esse é um movimento editorial poético, filosófico, político e cultural que nasceu em consequência da crise argentina de 2002 que culminou com a criação da Eloisa Cartonera e outras editoras estão sendo criadas na América Latina, atingindo alguns países da Europa, com Espanha e Alemanha), somos latino-americanos ou sudacas (termo coloquial espanhol usado para denotar povos da América do Sul), mas temos as mãos e os corações abertos para o mundo, lutando por nossa identidade e autonomia cultural, política e sócio-econômica. Queremos sair do sistema editorial vigente, cheio de cartas marcadas; pretendemos que todos os envolvidos tenham destaque e, sobretudo, estejam conosco por talento e amor à arte.
- O projeto abre novas veredas editoriais, buscando outras estratégias para a gestão econômica, uma alternativa de negócio no mundo editorial adequado à realidade atual, oferecendo diversidade de preços, personalização de cada exemplar, diálogo entre as manifestações artísticas e laços amistosos pelo mundo por meio de traduções, produções, apresentações e venda em países de outras línguas.
- Promovemos a geração de emprego e renda, incentivando as pessoas de todas as classes sociais, regiões, gêneros, idades e formação, à coleta de materiais recicláveis, sobretudo de embalagens de caixas de leite, e de criação livre sobre elas para a produção de livros híbridos de técnicas, gêneros e temas. Todos os benefícios gerados com este projeto serão repartidos entre seus integrantes.
- Não faremos nenhum exemplar igual ao outro, cada um sendo uma obra de arte, objetos únicos. Venderemos artigos de coleção. Nossa motivação é dar novo valor a um material criado originalmente para outro fim. Intervir em materiais recicláveis para fazer um objeto artístico.
- Autores donos de sua própria obra. Não ataremos nem escritores nem suas obras, teremos os direitos exclusivos de nossas edições, mas o conteúdo pode ser republicado por qualquer outra editora.
- A ideia de inserção de uma cartoneira na cidade de Londrina foi de Marcelo Ariel (poeta e performer paulista), que faz parte do conselho editorial, juntamente com Anderson Fonseca (escritor e editor carioca) e Beatriz Bajo, paulista e residente em Londrina, poeta e editora-geral da Rubra Cartoneira Editorial. Na assessoria de imprensa temos a jornalista e escritora londrinense Karen Debértolis. MaicknucleaR é nosso videomaker, além de autor. Na comissão de arte, temos o proponente da ideia de utilização das embalagens de caixa de leite para as capas Jesus Bajo, poeta e artesão nascido na Espanha e residente em Londrina; Cida Bajo, Isabele Galdino e Raphael Bajo (Londrina-PR), e Thays Scotti, Jack Fraga e Jenny Borgonovi (Sorocaba-SP) são nossos artesãos.
- Temos o vermelho vivo no peito e nos pés (já que estamos na cidade da terra vermelha), confiança, coragem e uma atitude otimista diante da vida, paixão e amor uns pelos outros e grandes aspirações, nosso pigmento é intenso.
- Nascemos em 2012, no ano da Lua, símbolo feminino como nossa rosa, que representa o sublime da nossa alma; a rosa como taça que recebe o orvalho e a chuva em suas pétalas, assim é a Rubra Cartoneira, que acolhe a poesia e exala o perfume da arte.
- Temos interesse em oferecer este projeto como complemento escolar, incentivando alunos à criação artística e à consciência ecológica.
- Acreditamos que somente através da leitura e do incentivo à arte é que se pode transformar a realidade, assim transformamos com as mãos objetos e palavras; quiçá que algo do que estamos fazendo possa transformar não-leitores em leitores, pessimistas em otimistas, brutos em criativos.
- Os primeiros livros serão dos autores Beatriz Bajo, Chico César, Karen Debértolis, Marcelo Ariel e Reynaldo Bessa.
acesse também a página no Facebook e confira as capas:
3 comentários:
yeahhh!!! ;)
Muito bacana! Parabéns a todos pela iniciativa.
Beijo Karen!
Vida longa!!!!
Marcele
Postar um comentário