quarta-feira, 21 de março de 2012

Matéria publicada na Folha de Londrina - 21/03/2012

Rádio online

Idealizada pela Vila Cultural AlmA Brasil, emissora começa as transmissões em abril trazendo programas de música, literatura, arte e moda
Saulo Ohara
Daniel Thomas, Juliana Franco e o técnico de áudio Tiago Ponti: programação aberta a voluntários
Tudo começou com uma rádio Poste, instalada na praça para animar festas juninas e transmitida através de um alto-falante com vinhetas produzidas por crianças. A experiência evoluiu para uma radio online, que deve entrar no ar no início de abril.

A novidade foi anunciada esta semana pela Vila Cultural AlmA Brasil, em Londrina, cujo Núcleo de Comunicação (tendo à frente Juliana Franco) idealizou a estação radiofônica na internet. A Alma Londrina RádioWeb, como foi batizada, está sendo viabilizada com recursos do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e do Ministério da Cultura (através do edital Pontos de Mídia Livre).

A programação será totalmente voltada à cultura. ''Uma das características é que todos os programas mesclem locução, bate-papo e informação incluindo matérias, reportagens e entrevistas'', explica Daniel Thomas, um dos coordenadores. A valorização da produção cultural local, com a cobertura de eventos, é outro ponto comum linkando todas as atrações.

Segundo ele, quatro programas semanais já estão engatilhados: ''Máximo Rock'n Roll'' (comandado por Denoir Cibié), ''Premiére'' (lançamentos do jazz ao rock, com apresentação de André Guedes), ''Tem Batuque na Cozinha'' (especializado em samba, com Rakelly Calliari) e ''Contracapa'' (literatura e artes, com Karen Debertólis).

Além dessa grade fixa, vários programas gravados por colaboradores ''voluntários'' serão ouvidos pela audiência. Entre os produtores já integrados ao projeto estão Maiara Zaminelli, Paula Cantieri, Márcio Tadeu e Marcelo Sapão. Para capacitá-los, será realizada uma oficina no próximo sábado na Vila Cultural Alma Brasil, conduzida pelo jornalista Leyberson Pedrosa, de Brasília (DF).

O convidado é o criador do Projeto Dissonante, um Programa de Extensão em Comunicação Comunitária, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) que permite a criação gratuita de contas de rádio web, disponibilizando servidores, softwares, o sistema streaming de transmissão sonora em tempo real pela Internet, além de cartilhas e manuais para disseminar essa estratégia de comunicação livre.

Atualmente, o Projeto conta com mais de 500 contas cadastradas, e mantém o site Rádio Coletiva (www.radiocoletiva.org), em que qualquer pessoa pode colocar um programa na web: basta reservar um horário e transmitir músicas e programas, gravados ou ao vivo. Thomas explica que a oficina, intitulada ''Faça-rádio-web-você-mesmo'', não é dirigida apenas à equipe vinculada à emissora em gestação.

''A rádio é um laboratório. Essa oficina vai ajudar a gente a se estruturar. Mas a participação é aberta a qualquer pessoa interessada em montar uma rádio na web'', avisa. O curso será realizado nos períodos da manhã e da tarde. O objetivo é estimular os participantes a desenvolverem propostas de programas radiofônicos que poderão compor a grade de programação da AlmA Londrina, além de compartilhar informações sobre técnicas e softwares de transmissão sonora pela Internet, permitindo aos alunos criarem suas próprias emissoras de rádio web.

De acordo com Thomas, essa será a primeira de uma série de oficinas de capacitação programadas para o primeiro semestre de 2012. As inscrições já estão abertas e devem ser feitas na Vila Cultural AlmA Brasil, mediante doação de produto de limpeza ou material de escritório para o espaço.

Serviço:

- Oficina ''Faça-rádio-web-você-mesmo'': formas de se estruturar e transmitir'', com Leyberson Pedrosa

Quando - Sábado (24), de manhã e à tarde

Onde - Vila Cultural AlmA Brasil (R. Mar del Plata, 93, Vila Rodrigues), em Londrina

Taxa de inscrição - Doação de produto de limpeza ou material escritório

Informações e inscrições - (43) 3326-2672 e www.vilaalmabrasil.blogspot.com

Nenhum comentário: