sexta-feira, 2 de março de 2012

Publicação do blog de Ademir Assunção

 Originalmente publicado no blog Espelunca de Ademir Assunção

ATENÇÃO ESCRITORES

Sábado passado (25/02), saiu a seguinte nota na Ilustrada (Folha de S. Paulo), assinada pela jornalista Raquel Cozer:

“Escritores sentiram falta, em 2011, das Bolsas Funarte de Criação e Circulação Literária, de acordo com a coluna Painel das Letras. Oferecidas anualmente de 2007 a 2010 e apontadas em pesquisa do MinC como os mais importantes programas federais de fomento à criação literária, as bolsas não tiveram edital no ano passado, apesar de recorrentes promessas. Segundo Antonio Grassi, presidente da Funarte, os dois editais estão "quase prontos" e saem ainda em março – as bolsas de criação, 60 no total, têm valor de R$ 30 mil cada.”

Em setembro do ano passado, os representantes dos escritores no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura (eu, Almir Mota, Edgar Borges e Nilton Bobato) tiveram uma reunião com Antonio Grassi, presidente da Funarte, Fabiano dos Santos, então coordenador da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura do MinC, e Galeno Amorim, presidente da Biblioteca Nacional (Rio), em que cobraram a volta dos editais não só da Bolsa Funarte de Criação Literária, mas também do de Circulação Literária.

Grassi se comprometeu, na ocasião, em lançar os editais até 15 de janeiro deste ano.

Relatório elaborado pela pesquisadora Valéria Labrea, com o título "Cartografia da Cadeia Produtiva do Livro: subsídios para uma política pública” encomendado pelo próprio Ministério da Cultura, aponta os editais da Funarte como os melhores programas públicos do MinC para o fomento à criação literária e a sua circulação.

Apesar disso, em 2011 o edital foi interrompido.

É bom os escritores ficarem atentos e cobrarem essa importante política pública.
Há vários programas de fomento à criação literária em diversos países do mundo, dos Estados Unidos à Alemanha, passando por Cuba.

Ademir Assunção
blogue Espelunca, 01/03/2011

blog: http://zonabranca.blog.uol.com.br
site: http://zonabranca.sites.uol.com.br

Nenhum comentário: