quinta-feira, 12 de abril de 2012

Literatura Urgente!

Texto enviado, por e-mail, pelo escritor Ademir Assunção:


CARTA ABERTA A PRESIDENTA DILMA ROUSSEF SOBRE OS DESVIOS NAS POLÍTICAS DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA


Foi protocolada ontem no Gabinete da Presidência da República uma carta aberta endereçada à Presidenta Dilma Roussef, apontando graves desvios nas políticas do Ministério da Cultura para o Livro, Leitura e Literatura.

A Carta é assinada por 9 dos 15 membros titulares do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, que reúne representantes da sociedade civil ligados às cadeias criativa, mediadora e produtiva do livro e leitura no Brasil.

O documento aponta principalmente a paralisia das políticas para o setor, a mudança de foco para atender prioritariamente alguns interesses do mercado editorial e apresenta um balanço dos investimentos efetuados ou prometidos em 2011, que caracterizam bem esta mudança de foco das políticas para o livro, leitura e literatura.

Os 9 membros titulares do Colegiado, mais 3 suplentes, decidiram endereçar o documento à Presidenta da República, após verem esgotadas todas as tentativas de diálogo e perceberem o gradativo esvaziamento do Colegiado Setorial, que acabou se transformando numa instância quase decorativa, sem nenhum poder de interferência nos rumos das políticas para o setor.

Decidiram também a torná-lo público por não corroborarem as atuais diretrizes destas políticas.

Assinam o documento (em anexo):

Nilton Bobato, escritor e professor. Representante da Região Sul no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, e membro titular do Conselho Nacional de Política Cultural/CNPC.
Edgar Borges, escritor e jornalista. Representante da Região Norte no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura.
Ademir Assunção, escritor e jornalista. Representante dos escritores (Cadeia Criativa) no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura.
Rogério Barata, pedagogo, formador de professores-leitores, contador de histórias. Representante da Cadeia Mediadora no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura.
Mileide Flores, livreira. Representante da Região Nordeste no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, e coordenadora do Fórum de Literatura, Livro e Leitura do Ceará.
João Castro, poeta. Representante dos escritores (Cadeia Criativa) no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura e presidente da União dos Escritores da Amazônia.
Izaura Ribeiro Franco, escritora e editora. Representante da Região Centro-Oeste no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura.
Nêmora Rodrigues, bibliotecária. Representante da Cadeia Mediadora no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura, e presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia.
Almir Mota, escritor, editor e produtor cultural. Representante dos escritores (Cadeia Criativa) no Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura.
Jasmine Malta, professora mestra da Universidade Federal do Piauí. Membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura – Cadeia Produtiva.
Kelsen Bravos, professor, editor e escritor. Membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura – Cadeia Mediadora.
Benita Prieto, contadora de histórias e produtora cultural. Membro do Colegiado Setorial do Livro, Leitura e Literatura – Cadeia Mediadora.

Nenhum comentário: