terça-feira, 28 de agosto de 2012

Neuza Pinheiro no Contracapa


A poesia e a voz de Neuzza Pinheiro

Uma voz poderosa e uma poesia lancinante. A poeta, compositora e cantora Neuzza Pinheiro é a convidada do Contracapa – Literatura&Arte desta semana. Ela foi um dos destaques na programação do Festival Literário de Londrina – Londrix 2012 com o lançamento de seu livro ‘Pele&Osso’ e seu show Profissão de Febre.

Importante referência da poesia contemporânea brasileira, Neuzza Pinheiro se destaca pelas composições de sua própria autoria em parceria com Itamar Assumpção. Tem musicado poemas de Paulo Leminski, Alice Ruiz, Arnaldo Antunes. Suas canções foram gravadas por vários intérpretes brasileiros, entre eles a cantora Ana Carolina.

Neuzza Pinheiro teve uma atuação importante no movimento que se intitulou de “Vanguarda Paulista”, o qual teve como principal articulador o compositor e cantor londrinense Arrigo Barnabé. Ela participou da banda Sabor de Veneno, que acompanhava Arrigo Barnabé, e também da banda Isca de Polícia de Itamar Assumpção.

Em 1979, ela ganhou o prêmio de melhor cantora no Festival Universitário da TV Cultura de São Paulo interpretando a música “Sabor de Veneno”, que consagrou Arrigo Barnabé entre os principais compositores da música brasileira contemporânea. Neste mesmo festival, ela cantou a música Infortúnio, que também integra o disco “Clara Crocodilo”. 




Nenhum comentário: