terça-feira, 13 de novembro de 2012

Contracapa - Literatura&Arte

HOJE, Terça-Feira, 13 de novembro, às 20h, na rádio web Alma Londrina : http://almalondrina.com.br/

Catatau sob a ótica de Maurício Arruda Mendonça

Uma possível vinda do filósofo Rene Descartes juntamente com Maurício de Nassau ao Brasil. E o espanto em terras estrangeiras  durante sua longa espera pelo capitão polonês Artyschewsky que vai lhe dar a resposta exata sobre o que é, afinal, o Brasil. O romance-ideia Catatau, do escritor e poeta paranaense Paulo Leminski foi lançado em 1975 sob o signo da ousadia estética.
No programa desta semana, o escritor Maurício Arruda Mendonça, debruça-se sobre o livro de Leminski para trazer suas impressões de viagem. Da sua pesquisa de mestrado sobre a obra do poeta curitibano ele destaca as relações com a filosofia e a narrativa teatral. Além de deter-se sobre a discussão do conceito de romance-ideia que o próprio Leminski passa a adotar a partir da segunda edição da obra.
O livro de estreia de Leminski abre o caminho para uma extensa obra em poesia e prosa que ainda está por ser referenciada como uma das mais importantes da literatura brasileira. Maurício Arruda Mendonça também presenteia o ouvinte com leituras de trechos do romance de Leminski.

crédito de foto: Dico Kremer

Nenhum comentário: