segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Demetrio Stratos no Contracapa

-->

Janete El Haouli e a voz-música de Demetrio Stratos

Terça-feira, 13 de agosto, 20h,

 http://www.almalondrina.com.br/

A voz como instrumento, a voz como ação integrada ao corpo, a voz- música. A pesquisadora na área de música, Janete El Haouli, tem se destacado como um dos nomes mais referenciais entre os pensadores que refletem sobre a voz na arte contemporânea. Estas reflexões ampliam-se a partir de seu livro “Demetrio Stratos: em busca da voz-música” com edições no Brasil, Itália e México. 

O trabalho de Demetrio Stratos, que inicia-se com suas experiências com o rock nos grupos I Ribelli e Area, significa uma ruptura com os paradigmas tradicionais da utilização da voz na música. Muito além do virtuosismo, o trabalho de Stratos é uma pesquisa sistemática  e tecnicamente embasada sobre as possibilidades da voz, a qual, na maioria das vezes, está aprisionada aos padrões formais da música. Através de suas peças e ideias, Demetrio Stratos influenciou muitos nomes da música contemporânea mundial como Meredith Monk e Fátima Miranda. 

Janete El Haouli é apontada como uma das pesquisadoras mais importantes quando o assunto é Demetrio Stratos. Na Universidade Estadual de Londrina, foi professora atuante coordenando, entre outros projetos, o Núcleo de Música Contemporânea. Também apresentou ao longo de 15 anos o programa Música Nova, na Rádio Universidade FM, dedicado à divulgação da produção da música do século XX. Atualmente coordena o espaço cultural TOCA que oferece oficinas e realiza eventos na área da música. Para adquirir o livro Demetrio Stratos: em busca da voz–música envie e-mail para janete.haouli@hotmail.com.


 

Nenhum comentário: