segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A produção de Heloísa Bauab


As audioficções de Heloísa Bauab

Programa Contracapa- Literatura&Arte

Terça-feira, 3 de setembro, às 20h

Produção e apresentação: Karen Debértolis


A pesquisadora, diretora teatral e professora da Universidade Estadual de Londrina, Heloísa Bauab é a entrevistada desta edição do Contracapa – Literatura&Arte que contou com a colaboração de Janete El Haouli. Uma das principais referências na área da produção de peças radiofônicas no Brasil, Heloísa Bauab criou o conceito de audioficções muito utilizado nas pesquisas sobre o tema.
Formada em Direção Teatral pela Universidade de São Paulo, Heloísa viveu intensamente os anos difíceis e conturbados do regime militar brasileiro tendo atuado no movimento estudantil. Também foi pesquisadora do IDART (Departamento de Informação e Documentação Artística) que foi incorporado, anos mais tarde, como Centro de Pesquisa com a criação do Centro Cultural São Paulo na capital paulista. Além disso, trabalhou como roteirista e produziu inúmeros projetos para diversas rádios brasileiras.
Em 1980, Heloísa Bauab, escreveu, produziu e dirigiu a peça radiofônica “Nocturno a duas vozes” que ganhou um prêmio concedido pela rádio alemã WDR, da cidade de Colônia, onde ela também realizou um estágio participando de várias produções. Nesta edição do programa são apresentados trechos do Nocturno a duas vozes” e pequenas peças intituladas Miniaturas. 
Acesse e ouça:

 

Um comentário:

Márcia Fernandes disse...

Conheci a Helo Bauab nos tempos do Idart, quando ela compôs a peça radiofônica "Nocturno a 2 vozes", que tem como personagens um fotógrafo e uma bailarina, personagens de duas artes visuais dentro do rádio, fantastico!. Onde posso ouvi-la? Obrigada.