segunda-feira, 24 de março de 2014

KAREN DEBÉRTOLIS FALA SOBRE LITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS


O Projeto de Pesquisa FOTOPERFORMANCE: AÇÃO, CRIAÇÃO, ARTE, ATIVISMO, TRÂNSITOS COLETIVOS CONTEMPORÂNEOS coordenado pela professora Fernanda Magalhães, promove o evento "Entre Linguagens" com uma série de encontros com artistas convidados.
A próxima conversa será no dia 25 de março com a escritora Karen Debértolis que irá falar sobre a relação da literatura com outras linguagens como as artes visuais, música e história em quadrinhos.
Literatura e outras linguagens
A literatura contemporânea tem se caracterizado por uma interface com outras linguagens artísticas. O trabalho da escritora londrinense Karen Debértolis tem se pautado neste diálogo. Seja através da relação com as artes visuais – fotografia e quadrinhos – quanto com a música. O foco do bate papo é discutir a partir de trabalhos de outros escritores e artistas estas conexões e também apresentar os projetos que a escritora tem desenvolvido nos últimos anos.
O PROJETO DE PESQUISA FOTOPERMANCE E O EVENTO DE EXTENSÃO
O Projeto “Fotoperformance: ação, criação, arte, ativismo, trânsitos coletivos contemporâneos” prevê a produção de ações artísticas coletivas. São propostas que tem como eixo central de produção a fotoperformance e sua interligação com outras linguagens visando problematizar os diferentes modos de produção, as linguagens híbridas e conceitos como o corpo, problemas de gênero e as teorias queer. As propostas das ações serao construídas a partir de debates realizados pelos participantes.
O Evento Entre Linguagens será realizado com o objetivo de refletir sobre as linguagens híbridas, pensar sobre as criações que estão no entre, nas frestas, sobre  a arte produzida no encontro das linguagens, nas diversas formas e modos de produção.  Assim, as pesquisas pretendem percorrer diversos campos para um aprofundamento nas linguagens e seus desdobramentos e permitir a produção dos trabalhos em construção.
A conversa vai acontecer na Sala de Projeção, no segundo andar do Departamento de Artes Visuais, na Universidade Estadual de Londrina, às 15h, na terça-feira, 25 de março.
O último encontro deste ciclo acontecerá no dia 01 de abril com a artista londrinense Janete El Haouli que irá abordar o trabalho do artista italiano Demétrio Stratos e ainda percorrer os caminhos das pesquisas do Fluxista John Cage. 

Karen Debértolis
Escritora e jornalista. Gravou o CD de poesia “ A mulher das palavras” (https://soundcloud.com/karendebertolis) e publicou os livros “Prosa de palavras”(Rubra Cartonera, 2012) com ilustrações do cartunista Beto Silva, “A estalagem das almas” (Promic/Travessa dos Editores, 2006) em pareceria com a fotógrafa Fernanda Magalhães, Guardados (Atrito Art, 2003) e “Calidoscópio” (edição de autor,1995). O livro “A Estalagem das Almas” inspirou a peça teatral “ Além Mar”, do grupo belga Noisette. A peça estreou em janeiro de 2008 em Antuérpia, na Bélgica, e foi apresentada no Festival Internacional de Londrina na edição de 40 anos do evento em junho de 2008. É Verbete no Dicionário Crítico de Escritoras Brasileiras, da ensaísta e crítica literária Nelly Novaes Coelho (Escrituras, 2002). Integra os livros Diálogos com a literatura brasileira III (Editora  Letra d’água e Editora Movimento,2010) e Morada de Orfeu – antologia poética (Letras Contemporâneas, 2011) organizados pelo escritor e crítico Marco Vasques. Além de Antologia de poeta paranaenses organizado por Ademir Demarchi. Participou do livro “Jornalismo no Cinema”, organizado pela pesquisadora e jornalista Christa Berger (Editora UFRGS, 2002) com o texto “Rosa Luxemburg: revolução e jornalismo na tela de cinema”. Ganhou os prêmios Revelações (1994) concedido pelo jornal Nicolau (Secretaria de Estado da Cultura do Paraná) editado pelo escritor Wilson Bueno e  Trem das Onze (2011), na categoria Literatura, concedido pela Rádio UEL FM da Universidade Estadual de Londrina, pelo seu projeto A Mulher das Palavras. O videoclipe do poem “Manhãs”, produzido por Marina Casagrande, ficou em 4º lugar no 4º Prêmio Fliporto de Poesia em Vídeo de Recife, Pernambuco (2010). Publicou textos nos jornais literários Nicolau e Suplemento de Minas (Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais), nas revistas Coyote e Grafias (Londrina/PR) e Medusa e Bólide (Curitiba/PR), nas revistas eletrônicas Blocos On Line, Germina – Revista de Literatura e Arte, Proa da Palavra e Novos Talentos em Literatura, além do site Cronópios.

Apresenta o programa Contracapa – Literatura&Arte  na Rádio Web Alma Londrina

Nenhum comentário: