quarta-feira, 21 de maio de 2014

-->

A poesia de Oneyda Alvarenga no palco
A poeta brasileira Oneyda Alvarenga é o destaque do programa de abertura da temporada 2014 do Contracapa. Nesta edição, a atriz e cantora catarinense Bárbara Biscaro fala sobre seu espetáculo A Menina Boba, baseado em livro homônimo da poeta.
Bárbara Biscaro resgatou o trabalho de Oneyda Alvarenga e trouxe à cena memórias e histórias da poeta que estavam apagadas pelo tempo. Assim como outras escritoras brasileiras, Oneyda, ficou à margem e pouco, até agora, se tinha notícia de sua trajetória literária.
O livro de poemas A Menina Boba foi publicado em 1938, pela Gráfica dos Tribunais, do Estado de São Paulo, com tiragem de 200 exemplares todos numerados e assinados pela autora. Os poemas inspiraram um ciclo de canções para piano e voz do compositor modernista brasileiro Cláudio Santoro. Ao longo de muitos anos, Oneyda Alvarenga esteve à frente da Discoteca Municipal de São Paulo e trabalhou ao lado de Mário de Andrade. Hoje o acervo, que fica localizada no Centro Cultural São Paulo, leva seu nome como forma de homenagem.
Mais informações sobre o trabalho de Bárbara Biscaro no blog:

Acesse e ouça:

http://www.almalondrina.com.br/programas/contracapa/340-literatura-contracapa-karen-poesia-oneyda-alvarenga

 

Nenhum comentário: