quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Sesi Zoom Cultural - 6 de novembro


Literatura e História é o tema do último Zoom Cultural do ano 

Em meio às comemorações do 80 anos da cidade de Londrina, o Sesi convida os  escritores Rogério Ivano e Tony Hara para debater os diálogos entre as duas áreas

O Sesi Londrina encerra, no próximo dia 6 de novembro, a edição de 2014 do Sesi Zoom Cultural. O tema da mesa, Literatura e História, faz uma relação com as comemorações dos 80 anos da cidade de Londrina. Participam do debate o escritor e professor do curso de História da Universidade Estadual de Londrina, Rogério Ivano e o escritor e pesquisador, Tony Hara. A mediação fica a cargo da jornalista Alessandra Pajolla. O evento será realizado no Centro Cultural do Sesi/AML (Praça Primeiro de Maio, 130), a partir das 19h30.
Rogério Ivano é escritor, doutor em História pela Unesp e professor adjunto do curso de História da UEL, onde também foi coordenador do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica. Na área de História publicou, juntamente com A. C. Ferreira, “A Conquista do Sertão: Os Extremos da Fronteira Sertaneja” e “Crônicas de Fronteira: Imagem e Imaginário de uma Terra Conquistada”.
Em literatura publicou o livro de contos "Os Opostos se Distraem” e “Tantala – O Livro dos Suplícios”. Tem publicações em revistas literárias e em sites, como Coyote, A Cigarra e Projeto Releituras. Junto com Marcos Losnak, escreveu "Lavrador de Imagens - Uma Biografia de Haruo Ohara".
Na área iconográfica produziu imagens para cds de grupos de rock locais e no Espaço Fotográfico Ouro Verde realizou a mostra “Londrina à la Cartier”, composto de fotografias em branco e preto. Participou como ator no premiado curta metragem “Satori Uso”, dirigido pelo cineasta Rodrigo Grota. 
Tony Hara é doutor em História pela Unicamp e integrou o projeto 80 Vezes Londrina que teve como objetivo resgatar histórias e perfis de pessoas comuns de 80 bairros da cidade. Em 2011 criou a Coleção Doc. Londrina  que reeditou o primeiro romance escrito na cidade em 1959, Escândalos da Província, de Edison Maschio e Dos Porões da Delegacia de Polícia, de Marinósio Filho. Entre os livros que publicou destacam-se Caçadores de Notícias: história e crônicas policiais de Londrina (2000), Rebeldes Brasileiros (2002),  Em 2011 criou a Coleção Doc.Londrina No livro Ensaios Sobre a Singularidade (2012) e Coração Rueiro João Antônio e as Cidades (2013).
A jornalista Alessandra Pajolla é doutoranda em Estudos Literários na Universidade Estadual de Maringá. Foi  repórter do Jornal de Londrina, TV Coroados, Gazeta do Povo e O Diário do Norte do Paraná.  Foi proprietária da empresa Contexto Assessoria em Comunicação e professora universitária nos curso de Jornalismo da Faculdade Cidade Verde, em Maringá, e da UNIVEL, em Cascavel.  
O Sesi Zoom Cultural é uma promoção do Sesi Londrina e tem produção da ImagemPalavra Produções Culturais.




 Rogério Ivano pelas lentes do fotógrafo Saulo Haruo Ohara

Nenhum comentário: