quinta-feira, 22 de abril de 2010

A Mulher das Palavras 23/04 - `as 22h no TOU Teatro


FOTOLINK abre espaço para a literatura e a música

Show da escritora Karen Debértolis, nesta sexta feira, também lança programação de 2010 do TOU Teatro

O FOTOLINK abre espaço para outras linguagens na sua programação nesta sexta feira (23/04) com o show “A Mulher das Palavras”, da escritora Karen Debértolis. O show acontece no TOU Teatro (Rua Rio Grande do Sul, 75), às 22h. Além da própria escritora, sobem ao palco os músicos Filipe Barthem (baixo), Mizão (guitarra), Rafael Palma (violão) e Leonardo Cacione (bateria). O ingresso custa R$ 3,00.
“O Fotolink aborda a fotografia como linguagem expandida, agregando diversos meios expressivos e permitindo sua multiplicidade, e este show proporciona que pensemos a interseção entre palavra-música-imagem, provocando novas interpretações”, comenta Fernanda Magalhães, coordenadora geral do evento.
O show também faz parte do lançamento da programação de ocupação para 2010 do TOU Teatro que está comemorando dez anos de atividades. A partir da segunda quinzena de maio, o cronograma de eventos incluirá espetáculos e oficinas teatrais. “Permanecemos por um tempo voltados para o desenvolvimento de projetos do próprio grupo TOU, mas agora estamos abrindo o espaço para outros artistas que trabalhem com as mais diversas linguagens”, ressalta a coordenadora do teatro e produtora cultural Camila Fontes.
Poesia e música - O cd “ A Mulher das Palavras” propõe um diálogo entre a poesia e a música. A partir de poemas da escritora Karen Debértolis as fronteiras com a música são borradas através de melodias que tem elementos do jazz, da MPB, do rock ou do soul music. A própria escritora se encarregou das leituras de oito textos inéditos e outros dois retirados do livro Calidoscópio (edição de autor de 1995). A produção do cd é do compositor e cantor Bruno Morais, londrinense radicado em São Paulo, que já lançou “A Vontade Superstar” (2009) e Volume Zero (2007).
O projeto começou a ser desenvolvido em 2007 através do patrocínio do Programa Municipal de Incentivo de Londrina. O cd “A Mulher das Palavras”, foi concebido a partir da proposta de se construir uma narrativa lítero-musical. “Acredito que a música e a palavra têm uma relação simbiótica. Nesse projeto, a música não é apenas um acompanhamento para a leitura e os músicos tiveram a compreensão do texto e a liberdade para criar as melodias estabelecendo, realmente, um diálogo entre a música e a palavra”, salienta Karen.
Participaram do cd os músicos: Julio Anizelli, que assina a co- produção, Mizão, Flávio Nunes, Leonardo Cacione, Filipe Barthem, Rafael Palma, André Vercelino, Bruno Cotrim, Breno Morais, Rodrigo Barreto e Edna Aguiar. A gravação foi realizada no PlayRecPause Studio. “Foi uma Jam Session em que todos os músicos gravaram as bases melódicas tocando ao vivo no estúdio. O cd tem humor, mas também é profundo, sincero, corajoso. Às vezes, o disco também é bastante minimalista, outras é dançante, mas é uma dança lânguida, calma, contemplativa”, explica Bruno Morais.
Segundo Júlio Anizelli, a produção fez o caminho inverso de uma produção convencional, onde já existe uma trilha, uma melodia. “O Bruno fez o direcionamento para os músicos e o que aconteceu foi uma criação coletiva”, relata.
O cd estará à venda no TOU Teatro a R$ 10,00.
O Fotolink tem patrocínio do PROMIC. O evento é uma realização do PROMIC e Divisão de Artes Plásticas da Universidade Estadual de Londrina.

Nenhum comentário: