terça-feira, 18 de junho de 2013

Contracapa - 18 de junho de 2013

Tom Jobim e a literatura

Na edição do Contracapa - Literatura&Arte desta terça-feira, 

18 de junho de 2013, às 20h:


Há quarenta anos o maestro Tom Jobim lançava o álbum Matita Perê. Seguindo uma linha melódica mais orquestral o álbum é uma viagem sonora e poética na qual o ouvinte se depara pelo caminho com a canção Matita Perê, letra de Paulo Cesar Pinheiro que dialoga com o conto “Duelo” de Guimarães Rosa e com o poema “Um chamado João” de Carlos Drummond de Andrade, uma homenagem póstuma a Guimarães Rosa.

Este trabalho do mais reverenciado compositor brasileiro é marcado ainda por outra referência literária. A faixa “Crônica da Casa Assassinada” integrou a trilha sonoro do filme baseado no livro homônimo de Lúcio Cardoso e uma de suas peças tem letra de Vinícius de Moraes.

A canção de abertura do disco Matita Perê é um clássico da música brasileira – Águas de Março. Letra do próprio Tom Jobim, a canção teve várias gravações depois de seu lançamento – entre elas com Elis Regina e Frank Sinatra na versão em inglês – e é marcada por um diálogo exemplar entre palavra e música. O músico, compositor e pesquisador João de Carvalho é o convidado do Contracapa para falar sobre um dos discos do que se chama “fase mateira” do compositor Tom Jobim.

Acesse e ouça:  


 

Nenhum comentário: