segunda-feira, 24 de junho de 2013


Marília Kubota – a arte de coser palavras

Programa Contracapa - Literatura&Arte, 

terça-feira, 25 de junho, às 20h

Produção e apresentação: Karen Debértolis

A poeta paranaense Marília Kubota é a convidada do Contracapa – Literatura&Arte. Sua poesia delicada e certeira permeia a entrevista em que Marília fala sobre a sua relação com a cultura japonesa e os projetos através dos quais divulga a produção nipônica no Brasil.

Amiga do escritor Valêncio Xavier, ela conta sobre a sua pesquisa e faz reflexões em torno do livro “O Mistério da Prostituta Japonesa & Mimi-Nashi-Oichi”, publicado em 1986 pelo autor paranaense.

Marília Kubota publicou seus poemas em diversas revistas e jornais literários do país, entre eles o Nicolau, editado entre 1987 a 1994 pelo escritor Wilson Bueno. Além de antologias como a Todo começo é involuntário – Poesia Brasileira no Início do Século XXI organizada pelo poeta paulista  Cláudio Daniel. Ela publicou os livros Selva de Sentidos (2008) e Esperando as Bárbaras (2012).

O programa também traz informações sobre o I Ornitorrinco – modos transitivos de criação.  O festival aconteceu em Curitiba, entre 13 e 16 de junho, no Teatro Novelas Curitibanas e na Cinemateca de Curitiba. A programação contou com trabalhos de mais de cinquenta artistas brasileiros entre poetas, performers, artistas visuais, atores, compositores e videomakers. O evento foi coordenado por Eliana Borges, Ricardo Corona, Gabriel Machado e Ricardo Nolasco.

Um comentário:

Marilia Kubota disse...

Nunca vai ser demais dizer que gostei da produção do programa. Parabéns , Karen!