terça-feira, 12 de agosto de 2014

Pacote de Poesia é destaque na Folha de Londrina


Folha 2
12/08/2014

Pacote de poesia

Londrinense Karen Debértolis tem poemas publicados em projeto que veicula poesia em embalagens similares a sacos de pães

Fotos: César Augusto
Karen Debértolis produz e apresenta programa literário na internet

Há mil e uma maneiras de aproximar a poesia dos leitores. O Sesc do Paço da Liberdade, de Curitiba, mantém um projeto que transporta versos em folhas soltas dentro de embalagens Kraft – no tradicional suporte utilizado para acondicionar pães pelas panificadoras.

O "Pacote de Poesia", como foi batizado, é distribuído gratuitamente pelas unidades do Sesc e em 200 instituições de ensino da capital paranaense. A poeta Karen Debértolis foi contemplada este mês. É a primeira londrinense homenageada na iniciativa, que existe desde 2006 com o objetivo de difundir a poesia, divulgando autores clássicos e contemporâneos da literatura brasileira.

O projeto está na 46ª edição com periodicidade mensal. Embora se apresente como uma novidade para muita gente, a ideia de veicular poesia em sacos de pães remonta aos anos 70, auge da "poesia marginal" e da "geração mimeógrafo" - movimentos que aglutinavam autores independentes em publicações artesanais.

Entre os nomes já brindados pela empreitada "vintage" do Sesc estão Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Ferreira Gullar, Paulo Leminski, Helena Kolody e Arnaldo Antunes.

O material de Karen sairia em abril deste ano, mas um atraso na gráfica acabou fazendo com que só chegasse este mês ao público acompanhado dos sacos poéticos de outros dois autores da nova geração – o paulista Marcelo Montenegro e o curitibano Adriano Scandolara.

"Eu já conhecia esse projeto, já tinha ouvido falar dele, embora ainda não tivesse visto o material impresso. A equipe do Sesc entrou em contato comigo no começo do ano fazendo o convite para participar e eu fiz uma seleção de poemas de todos os meus livros", conta. O pacote traz uma coletânea de 20 textos da poeta, que também é jornalista, professora e produtora cultural.

"O legal é que, além das poesias, o material inclui um pequeno texto de apresentação sobre o poeta. Outra coisa bacana é que cada pessoa que vai lá pegar o pacote, recebe a informação de que os livros do autor estão disponíveis na biblioteca deles para quem tem interesse em se aprofundar em sua obra", assinala.

SHOW E LIVROS
Karen tem circulado pelos palcos com o show "A Mulher das Palavras", produção ao vivo do conteúdo do CD homônimo lançado em 2009 e premiado com o troféu Trem das Onze, promovido pelo programa de mesmo nome da rádio UEL FM. Atualmente, produz e apresenta o programa "Contracapa – Literatura & Arte" na Alma Londrina Rádio Web (www.almalondrina.com.br).

É autora dos livros "Caleidoscópio" (1995), "Guardados" (2003), "A Estalagem das Almas" (2006 – em parceria com Fernanda Magalhães) e "Prosa de Palavras" (2012). O volume "A Estalagem das Almas" inspirou o espetáculo "Além Mar", apresentado pelo grupo belga Noisette no Festival Internacional de Londrina (Filo) de 2008.

SERVIÇO
Pacote de Poesia
Distribuição - Sesc Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189), em Curitiba
Informações - (41) 3234-4224

Nelson Sato
Reportagem Local

Nenhum comentário: