sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Encontro discute relações entre poesia e música



17/10/2014 - Folha der Londrina/ Folha 2

Encontro discute relações entre poesia e música

As sonoridades da palavra, as relações entre a poesia e a música, a poesia do cancioneiro brasileiro, as expressões contemporâneas do rap e das manifestações da cultura contemporânea. Essas e outras questões envolvendo música e literatura serão debatidas hoje, às 19h30, na penúltima edição do ano do projeto Sesi Zoom Cultural. Mediado pela jornalista Karen Debértolis, o evento terá como convidados a pesquisadora, produtora, compositora Janete El Haouli e o compositor e pesquisador na área de música João de Carvalho. O bate-papo acontece no Centro Cultural Sesi/AML (Praça Primeiro de Maio, 130), com entrada franca.

Produtora da iniciativa criada no passado com o objetivo de levantar discussões sobre a relação entre literatura e outras expressões artísticas, a jornalista e poeta Karen Debértolis destaca a grande experiência que os convidados de hoje têm sobre o tema. "Durante 15 anos, Janete El Hauli apresentou e produziu na Rádio UEL FM o programa Música Nova, trazendo sempre essa discussão entre música e poesia. Ela contribuiu para que toda uma geração de artistas da cidade tivesse informações sobre o que estava acontecendo no cenário da música contemporânea mundial", salienta.

Janete é pós-doutora pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisadora internacionalmente reconhecida na área de música e rádio. Na semana passada, ganhou o prêmio de composição da 10ª Bienal de Rádio, do México, com a peça "sound piece: in memorian Décio Pignatari", em parceria com o compositor e professor da Unicamp José Augusto Mannis.

João de Carvalho é compositor, pesquisador na área de música e um dos compositores homenageados no projeto "Conversa de Varanda", produzido pela

cantora londrinense Gisele Almeida. Ele ministra o curso livre "A canção e seus sentidos" e mantém o blog homônimo onde publica textos sobre o assunto. Carvalho foi professor colaborador do curso de Música da Universidade Estadual de Londrina e atualmente é mestrando em Comunicação Visual na mesma universidade.

"Será uma discussão interessante com dois pesquisadores que também têm uma grande experiência na vida prática como compositores", destaca Karen.

Ela faz uma balanço positivo da atual temporada do projeto. "Buscamos trazer novos nomes de pessoas que às vezes não têm um trabalho tão divulgado na mídia e que puderam dividir o palco de debates com pessoas que já estão bastante tempo neste caminho e que conquistaram um espaço mais privilegiado. Desde a primeira edição do Zoom Cultural, realizada no ano passado, tivemos a oportunidade de criar diálogos interessantes com diferentes gerações de artistas e escritores", enfatiza.

Os debates acontecem no teatro que fica na parte térrea do Centro Cultural Sesi/AML. Visando incentivar o hábito da leitura e o acesso à obra de autores diversos, antes do evento as pessoas interessadas poderão participar da troca de livros que acontece a cada edição do evento.
Marcos Roman
Reportagem Local
 
 
 

Nenhum comentário: